CIAB - RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS DE CONSUMO

O QUE É A RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS? 

 A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos  Tribunais. Geralmente, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação. O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo ao abrigo da Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro. A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial. 

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DO VALE DO CÁVADO (CIAB)

Braga: R. D. Afonso Henriques, nº1 (Ed. Da Junta de Freguesia da Sé)

4700-030 BRAGA

Telefone: 253 617 604

Fax: 253 617 605

E-mail: geral@ciab.pt

http://www.ciab.pt/

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro). 

 

RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS ONLINE

A União Europeia criou um site para apoiar os consumidores na apresentação das suas reclamações sobre qualquer litígio em que estejam envolvidos. Neste âmbito, disponibilizamos toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo.

Assim, se ficou insatisfeito com a aquisição de um bem ou serviço no nosso site, ou com a solução por nós apresentada para resolver a situação, pode aceder a este site oficial https://ec.europa.eu/consumers/odr e expor a sua contestação.

Compre com total confiança e transparência!